Wednesday, June 28, 2006

gliffy: visio killer (?)

quando li em CNET news que dois caras com muito tempo livre tinham feito um potencial aplicativo com potencial para ser comprado por google, microsoft ou y! não dei muita atenção. Imaginei que fosse uma daquelas aplicações lentas, alpha e ainda sofrendo com algo como digg effect. Hoje casualmente reli a matéria, vendo que a aplicação era um equivalente a Visio em funcionalidades. O nome Gliffy segue o paradigma de "não diz muito sobre a aplicação" característico dos serviços de web 2.0. Resolvi testar sem nenhuma pretensão. Apesar de ainda não estar totalmente estável o serviço me impressionou por alguns fatores. Primeiro, o nível de funcionalidades presentes que é absolutamente razoável. Todo o básico da funcionalidade de Visio está implementado. Existem opções de salvar, exportar (jpeg, svg e png), compartilhar e um controle de versões simples. O sistema todo responde de forma fantástica, coisas são arrastadas com facilidade e a interface toda responde rapidamente. De fato, há alguns bugs básicos ainda a serem corrigidos, mas é uma boa demonstração de que coisas relevantes ainda podem ser feitas. E o melhor, com uma equipe pequena como nossos grupos de faculdade. Algum voluntário com tempo livre?

web 2.0: create and share

há algum tempo a onda de create and share de web 2.0 deixou de ser meramente associada a fotos ou vídeos. Hoje você pode compartilhar sua agenda pessoal, mapas, arquivos, todo lists e etc. Agora um outro item nesta lista ganhou força: aplicações. Procurei alguns exemplos de serviços que tivessem como target "create and share apps". Cheguei a dois: dabble e ning. A primeira prioriza aplicações que têm uso centrado em banco de dados (planilhas ou pequenas aplicações de intranet) com foco em usuários corporativos (existem planos lá que vão até a casa dos cem dólares). Existe um plano trial para usuários curiosos como eu e você. Dabble recentemente recebeu um investimento de 2M de dólares da Venture West. Por outro lado existe Ning cujo foco são aplicações de social networking. A idéia é que eu e você (curiosos como sempre) possamos criar nossos próprios serviços de forma simples e o melhor, compartilhar com as pessoas. Para isto eles possuem uma lista de alguns serviços extremamente populares já implementados (como por exemplo compartilhamento de bookmarks) onde é possível literalmente clonar o serviço e adicionar algumas features a gosto. Existe por fim uma gallery onde os principais serviços criados estão disponíveis. Usuários um pouco mais avançados podem criar mashups com um trabalho um pouco mais arrojado. Não quanto tempo coisas como ning vão durar, mas vale certamente a pena testar enquanto dure.

Monday, June 26, 2006

digg v3.0 no ar (!)

a versão 3.0 de digg entrou no ar como especulado anteriormente. Aproveitando a ocasião andei dando uma olhada nas novas features. Um pouco de ajax de cá e de lá e alguns problemas com instabilidade. Nada muito comprometedor. As categorias adicionais estão sendo bem visitadas. Peguei uma entrevista com o co-fundador de digg na seção de business que vale a pena ser lida.

Friday, June 23, 2006

digg 3.0 (!)

Entrevista de MacManus com o co-fundador do digg Kevin Rose (já citado no blog anteriormente) discorre sobre a nova versão do serviço (v3). A previsão é que entre no ar próxima segunda. A principal mudança é algo que já foi discutido aqui: digg "sair" um pouco do universo de tecnologia. É um importante passo agregar novos conteúdos. Nesta nova versão existem seis principais categorias (ou containers): technology, entertainment, gaming, science, world & business e online video, além de adições que visam melhorar o conceito de comunidade (em termos de relacionamento) por detrás do serviço. O próprio MacManus escreveu um post com alguns screenshots. Aparentemente é uma bela resposta a Netscape. Na verdade, o beta da AOL ainda não mostrou a que veio, enquanto digg continua no ritmo de um serviço que possui 800K visitantes diários, 300K membros ativos e algo como 9M de acessos mensais além de praticamente dobrar de tráfego a cada dois meses. Vamos ver até que versão isto vai ...

store it on the web

este é o título de um review que a PC World fez sobre os serviços de armazenamento que estão rolando na web. O artigo vai de simplesmente "back up the web" até algo que envolve compartilhamento de arquivos e a coisada toda. O review cobre 17 dos serviços de compartilhamento que existem por aí. Leiam.

Wednesday, June 21, 2006

life is all about choices

aberta a temporada de formatura e eu farei um esforço para manter atualizado este blog. Desculpem a demora em postar, estou razoavelmente doente (gripe, doença de estudante de computação) e tenho que cuidar de outros projetos (componentes de netvibes, trabalho de graduação, processo de seleção para incubação) e outros blogs. Aproveitando para agradecer a Tadeu (mta), Eduardo (curupa), Lauro, Silvio e outros caras com que tenho altas discussões sobre o assunto. Uma boa notícia é que há a possibilidade de colocar um serviço beta no ar em breve. É esperar para ver.

"browsers 2.0"

o título não tem nada a ver com "a nova geração dos browsers". Na verdade, tem muito mais a ver com uma evolução natural destes. Opera lança a versão 9 do seu browser com suporte ao protocolo bitTorrent, responsável por parte considerável do tráfego atual na web. Segundo o review de Techcrunch nada muito interessante para um usuário acostumado com os poderosos clientes já existentes, mas uma alternativa para as pessoas que não têm muita familiaridade ainda. Esta coisa de dar mais opções/poder ao usuário é muito do que a gente fala aqui no blog. Firefox tem uma iniciativa mais interessante, em private beta desde a última vez que eu vi em fevereiro deste ano. Com browsers rodando nas mais variadas plataformas, esta é uma guerra interessante a ser acompanhada. A wired também publicou um artigo fazendo um pequeno overview de Opera e falando um pouco de IE7, Firefox ... etc. Coisas que ainda vão dar (muito) o que falar. Talvez seja hora de mudarmos um pouco a nossa definição de browser.

Thursday, June 15, 2006

netscape in beta?

o novo integrante da infinidade de serviços beta da internet é nome que já foi sinônimo de surfar na rede há algum (razoavelmente muito) tempo. AOL fez uma remodelada no serviço e relançou Netscape, agora em beta. O serviço foi definido por Jason Calacanis (excecutivo da AOL) como "open-source journalism". Apesar de soar promissor, é basicamente uma mistura de digg com slashdot. Existe a filtragem da comunidade associada com comentários de editores (no site chamam "âncoras"). Ou seja, em um dado momento você pode tanto comentar quanto ler o comentário dos editores. Ironicamente, hoje o primeiro da lista da front page era algo sobre AOL ter copiado digg (novidade ...). Rendeu uma boa polêmica por lá. Assim como um vídeo da Paris Hilton. Diferente de digg, o "gosto" da comunidade ainda não está estabelecido (até pelo pouco tempo do serviço). O modelo de negócios por trás é o de sempre: muita gente acessando, propaganda no meio e etc. Três dias e eu já estou achando que alguém tem que ir além de digg.

dzone - digg for developers

ontem eu postei sobre digg, ou melhor, o modelo de digg que é aplicável desde notícias até ranking de vídeos. Já estava na hora de aparecer alguém que achasse que isto também é relevante para a comunidade de programadores da web. Dzone é exatamente isto. Fresh links for developers. Como já era de se esperar neste primeiro instante do serviço, os usuários estão postando "artigos clássicos" sobre programação, principalmente Java e PHP. Contudo, com o crescimento da comunidade e a própria "queda natural" do serviço para o lado de web 2.0 acredito que as coisas vão mudar e vai aparecer muito mais Rails, Ajax e Web design por lá. Sugiro que assinem o RSS do site e contribuam com a comunidade que ainda é pequena. A tendência do serviço é passar deste momento de posts sobre "ferramental" de programação para algo mais voltado para notícias e artigos. Pessoalmente, já estaria de bom tamanho tendo em vista o que temos hoje na web neste sentido.

Wednesday, June 14, 2006

pligg ... acho que vou ter um

lembro que no início dos tempos de graduação (por volta de 2002) a grande sensação para mim era google. Digo, como ele poderia saber tudo o que eu precisava? Bem, nem precisa dizer que durante o restante dela (está acabando em outubro por sinal) tive contato com outras coisas tão fascinantes quanto. Depois veio o efeito slashdot. Mais recentemente o efeito digg. Na verdade, digg é algo muito mais poderoso, um modelo que pode ser aplicável a uma porção de coisas. De olho nisto e em outras coisas mais de web 2.0, pligg se declara o CMS de web 2.0. Segundo a definição do site:
Pligg is Web 2.0 Content Management System (CMS) unlike any other existing CMS. Pligg's Web 2.0 user interface gives your visitors a reason to come back to your site by making them decide on the site's content and giving them the chance to social network. By giving users the ability to collaboratively submit and dismiss articles, you are offering an experience that users are happy to take part in on a daily basis.
O interessante é a possibilidade de termos os principais conceitos de web 2.0 ao alcance de alguns cliques. Ou o poder de um modelo como digg. Pligg tem tudo para se tornar uma iniciativa como Rails. As possibilidades são muitas. Eu mesmo pensei em fazer algo agora, mas com trabalho de graduação, plano de negócios em andamento e fazendo um módulo de netvibes vai ser meio complicado. Acho que vou propor algo com pligg, mas não agora ... life is all about choices.

Monday, June 12, 2006

google ajax search api

google lança mais um de seus widgets. Depois de ter provado por "a mais b" quea aplicações interessantíssimas podem ser feitas usando uma pilha de javascript, em última instância Ajax, a big agora lança uma api de busca experimental baseada em ajax. A idéia é obviamente que blogs e websites utilizem para agregar conteúdo ao seu site. Em outros termos, para agregar conteúdo google ao seu site. O que de resto é muito bom. Ainda não usei, mas segundo comentários que vi é simples e poderosa. Além do site, existe também um blog, como não poderia deixar de ser. Alguns exemplos de aplicações (bem simples) estão disponíveis . Para usar a api é necessária uma chave que pode ser conseguida aqui.

"The API is flexible. You are able to choose between blog, local, web, and video results (or have them all appear). Your users have the option of clicking through on results or copying the results for use on your site. There is browser support for Firefox, Safari, and IE6."

amazon blogs now

advertising realmente é algo que as bigs vêm crescendo o olho na web. Msft que o diga. Juntamente com bases de dados de intenção gigantescas e modelos de assinatura é o que de fato tem rendido receitas nas aplicações mais recentes que temos visto por aqui. Amazon que há algum tempo já presta seus serviços, digo web services. Agora a empresa entra na blogsphere com BloggerKit. A expectativa é que atraia a atenção da comunidade por conta do modelo de revenue sharing que se mostra simples e atrativo (em termos de remuneração). Vamos ver como a Amazon se movimenta em território até então dominado por google.

Thursday, June 08, 2006

web 2.0 lançamentos e relançamentos

Y! vem fazendo um reload nos seus produtos e serviços. Recentemente o maior destino da web andou testando um novo visual. Depois foi a vez do yahoo vídeo para competir com youtube e google videos. Continuando a "onda de mudança" Y! agora reestrutura seu serviço de social bookmarking (aliás, Y! é dono de del.icio.us também). Entre uma adição de ajax aqui e ali surgem novas features, que podem ser vistas aqui. Para finalizar o pacote de relançamentos, yahoo photos. Um review do serviço pode ser visto aqui. O lançamento fica por conta de Google Spreedsheet, ainda em private beta. Cadastre-se para entrar no time de teste. Se for igual a google pages ...

web 2.0 e minhas "business laws"

quem acompanha este blog desde o início e também acompanha a minha carreira na graduação viu que algumas das coisas que eu comentei pelos corredores do trabalho ou da universidade acabaram virando realidade. Isto é bom e é ruim. Bom é que eu realmente estava apontando para a direção certa. Ruim porque não fui eu quem fez e teoricamente outras pessoas ao redor do mundo tiveram a mesma idéia. Algumas com uns milhões a mais que outras, o que faz a diferença na maioria dos casos. Pois bem, a última delas foi google quem levou. Uma extensão que sincroniza as informações do seu browser firefox na web, permitindo acessá-las de qualquer lugar. Por informações entenda extensões, bookmarks, histórico e por aí vai. Pelo menos o nome que eu dei era diferente: "profilefox" (o que não é muito consolador). Ainda não testei, estou ainda me recuperando do trauma. Depois do quinto acontecimento do gênero nos últimos quatro meses, elaborei algumas leis que intitulei "BPE's business laws" e que estão impressas na minha baia. Não vou me esquecer tão cedo delas.

1- Timing is money
2- Intelligenge is money
3- Money is money

Monday, June 05, 2006

web 2.0 conspiracy

a última conspiração que li a respeito de web 2.0 é a seguinte: "vamos saber todas as informações relevantes sobre você para fazer o melhor anúncio possível". Você vai perder a sua privacidade. Ou coisa do tipo. Toda esta teoria é devido ao crescimento das serviços que provêem algum tipo de relacionamento e/ou criação de comunidades. Exemplos clássicos: flickr e digg. Se adicionarmos o fato de que algumas aplicações web receberão rios de dinheiro recentemente e estão gastando outra fortuna mantendo serviços aparentemente sem business model definido as coisas parecem casar. Pelo menos na visão de alguns. O que na verdade é interessante nestas aplicações é a informação que elas detêm sobre um domínio específico. Digg sobre as notícias que estão em voga no momento. Flickr mais que fotos, sobre pessoas e hábitos. Google uma mega base de intenções de busca. Na verdade, toda esta conspiração não é nova e muito menos é uma conspiração de fato. Portanto, não se espantem quando lerem algo do tipo em digg em um futuro não muito distante. Talvez dominado por máquinas... mas esta é uma outra conspiração.

artigos do dia

Dois artigos de MacManus para hoje. O primeiro é um comentário bem geek acerca de web 2.0 que gira em torno da expressão Web 2.0 = chmod 777 web. O outro fala sobre o futuro das start pages, atualmente um emaranhado de grandes (google, microsoft) e pequenas (netvibes, pageflakes) empresas.

Thursday, June 01, 2006

netvibes news (!)

quem não conhece netvibes de fato está totalmente por fora de uma das melhores aplicações que já sugiram com a bandeira web 2.0. Enfim, o serviço cresceu bastante desde que apareceu pela net e agora dá um passo importante. Netvibes que já era a sua start page na web, digamos pessoal e intransferível, agora caminha na direção de comunidade. NetVibes ecosystem (atualmente em beta, para não fugir à tradição) é um local onde você pode encontrar stuff de netvibes. O site é gerenciado pelos usuários que podem compartilhar feeds, tabs e o melhor fazer as suas próprias "mugangas" (como diriam por aqui) de netvibes. Com o lançamento de sua API netvibes enfim se torna programável. Desde que eu vi a notícia já tive três idéias para plugins de netvibes. Estou comprando tempo ultimamente ...