Thursday, July 27, 2006

success on demand (!)


Salesforce passo a passo tem se tornado, além de exemplo de como se faz business na web, uma plataforma de desenvolvimento de aplicações cada vez mais robusta. Sua vitrine principal é AppExchange. O nome é meio batido, mas a idéia é fantástica:

"The AppExchange is the first online service for sharing business applications. It makes finding and installing new on-demand apps as easy as downloading a song or buying a book online. Many of the applications are free and all of them are pre-integrated with Salesforce. Much as music lovers browse iTunes to sample and download songs, companies can visit the AppExchange to choose from hundreds of on-demand applications. With just a few clicks, these apps can be installed into a company's salesforce.com environment and begin delivering added functionality immediately." fonte
O tipo da coisa que merece ser copiada. Bem, no meu/seu caso em menor escala é claro. Infelizmente, acho que por aqui não existem muitas pessoa$ interessadas em investir em coisas do tipo. Alguma hora a gente tem que deixar de ser people 1.0, espero desta vez não tarde ...

GTalk - for geeks (?)


fonte: Techcrunch.

Thursday, July 20, 2006

de volta e falando sobre busca

[ desculpem novamente a demora em postar. Estou passando por um período de transição, saindo do emprego, entrando com novos projetos (alguns dos quais já citei aqui). É provável que isto aconteça novamente até o início de Agosto quando a coisas devem (têm) se estabilizar. Um dos motivos de eu estar demorando a postar também é o meu outro blog, que está dando um pouco de "trabalho". Mas, estou de volta e falando sobre ... ]

the search. Tempo destes eu li este livro. Um dos capítulos é reservado para discutir sobre o futuro da busca. Entretanto, tem gente que acredita que este futuro não é tão futuro assim e já conversa sobre algo que seria Search 2.0 (que na verdade não tem muito a ver com o livro) em contraste a Traditional Search. Pasmem ou não, Google é Search 1.0 ou TS. Esta suposta evolução da busca seria embasada na terceira geração de tecnologias de busca. A primeira geração seria representada por Y! e outros amigos dos primórdios da busca na web. A segunda geração já é comandada por Google e não se baseia unicamente no conteúdo como na geração anterior, adicionando poderosos algoritmos à busca. Por fim, a terceira geração teoricamente vêm aí com a promessa de novos modelos de relevância, além de maior foco nas necessidade "pontuais" dos usuários. Apesar de este movimento ainda ser meio beta alguns serviços já se destacam, cada um com um modelo diferente:
Rollyo, já citado neste blog anteriormente, aposta em filtragem por domínio. Você "acredita" em alguns domínios e os usa para melhorar os resultados da sua busca (adição de contexto). Clusty e Wink foram são citados no artigo anterior. O primeiro um sistema que facilita a localização de resultados relevantes porque os agrupa em vários domínios: tópicos, fontes e URLs. O segundo se baseia em colaboração para filtar os melhores resultados. Alguma coisa que lembra o modelo digg de mostrar resultados relevantes. Por fim, passem por Kosmix e Lexxe também porque estão dando o que falar. Você acha que o futuro da busca é Google? Tem muita gente pensando que não ...

Thursday, July 13, 2006

instant messengers enfim pegam a idéia de web 2.0

um primeiro e importante passo para a interoperabilidade entre messengers foi dado pela msft e o Y! dia 12 de julho. A entrada no site da microsoft diz:

"SUNNYVALE, Calif., and REDMOND, Wash. — July 12, 2006 — Yahoo! Inc. (Nasdaq: “YHOO”) and Microsoft Corp. (Nasdaq: “MSFT”) today will begin limited public beta testing of interoperability between their instant messaging (IM) services that enable users of Windows Live® Messenger, the next generation of MSN® Messenger, and Yahoo!® Messenger with Voice to connect with each other. This interoperability — the first of its kind between two distinct, global consumer IM providers — will form the world’s largest consumer IM community, approaching 350 million accounts.1" - fonte aqui.

no primeiro estágio apenas usuários de alguns países (incluindo o Brasil) poderão participar do que eles chamam de "limited public beta". Em alguns meses prometem abrir para todos testarem. Certamente este tipo de iniciativa terá repercussões, talvez alguma contrapartida do Google. Acredito que usuários só têm a ganhar com coisas deste tipo. Quem estiver interessado no programa de teste pode obter mais informações aqui.

the next web is the human web

recentemente Lauro me mandou o link para um post intitulado: the next web is the human web. O autor fala do papel da tecnologia (e dos blogs) na web. Leiam.

yoono, the social search engine

desde rollyo que faz o tipo faça você mesmo até kosmix que já é do tipo o que eu faço eu faço bem, search na web tem rendido bons experimentos nos últimos meses. Existem diferentes abordagens. No caso de Google a intenção é utilizar algoritmos complexos para filtragem de grandes massas de dados. Rollyo aposta nos sites que contêm informação trusted sobre o assunto que se quer pesquisar. Kosmix preza pela especialização da busca (redução do domínio). Entretanto, o slogan que me chamou mais atenção nas últimas semanas foi o de Yoono: Social Search Engine. A idéia por trás de Yoono gira em torno de sincronização de bookmarks na internet (nada novo). Contudo, ele tem certa sofisticação. O serviço dispõe de uma extensão de Firefox que utiliza seus bookmarks (e o de outras pessoas) para estabelecer perfis e indicar sites que possuem conteúdos similares. Todo o processo gira em torno somente de você adicionar algum site ao seus bookmarks do Firefox e a extensão trata de fazer o restante. Além de ter um serviço totalmente prático de bookmarks na web você também tem uma espécie de stumble em tempo real dos sites semelhantes ao site que você acessa no momento. Estou atualizando neste momento a extensão. Recomendo fortemente que façam o mesmo.

Friday, July 07, 2006

blue dotting

o mais novo serviço a entrar na frente de social bookmarking que se tem notícia se chama bluedot. A primeira medida da equipe por trás do projeto foi tratar para não ser identificado como mais um destes serviços que já estão em um bom número. Para isto foram adicionadas ao serviço algumas features interessantes (e não necessariamente novas). A primeira delas é o conceito de grupo, com o qual você pode compartilhar seus bookmarks. Existe também o conceito de friends, com os quais você pode "trocar figurinhas". Outra feature interessante é a possibilidade de colocar um widget em seu site com os seus bookmarks (feito em flash, até legalzinho apesar de eu não ter testado). Além disso pode-se comentar os dots dos usuários. Recentemente bluedot recebeu um investimento de 1.5M de dólares. A equipe que mantém tudo funcionando é composta por dez pessoas. Como a maioria dos serviços "pega-não-pega" a comunidade ainda é pequena. Até a moda pegar ... ou não.

Monday, July 03, 2006

supernova 2006

Making Connections in a Complex World

In today’s chaotic, interconnected environment, success requires the ability to identify key relationships, and to stand out from the crowd. New industry ecosystems are developing, while new forms of innovation emerge on top of connected platforms. Supernova 2006 focused on how leading entrepreneurs and organizations are not only coping with complexity, but taking advantage of it. supernova 2006.

[ Um review das empresas participantes pode ser visto aqui ]

startup nation - business resources

quem se interessa um pouco por business, palavra comum neste blog, tem à disposição uma quantidade muito boa de resources em startup nation. Além de muitos artigos potencialmente interessantes, existem alguns tutorias do tipo step by step com dicas para começar um negócio. Obviamente não é todo o conhecimento necessário para tal, até porque esta não é a proposta do site. Entretanto, recomendo como leitura complementar.