Tuesday, November 28, 2006

gooOS vem aí. Vem?

não faz muito tempo [precisamente nove meses] e estava eu apresentando uma empresa fictícia criada para uma palestra sobre web 2.0 [claro]. A empresa, RASEC, era um provedor de conteúdo para web. Não um portal, um provedor de conteúdo. Basicamente RASEC permitia que você abstraísse todos os serviços on-line que utilizasse. A idéia era "simples", uma web app semelhante a um desktop que fazia a tal camada de abstração.

webOS é basicamente isso: uma plataforma programável na web que fornece abstrações semelhantes a um sistema operacional [eu disse "semelhantes"]. Recentemente fiz um trabalho de uma disciplina de sistemas operacionais utilizando youOS, de forma que sei que é um bom exemplo. Não é o único exemplo, claro. Na palestra citada, tive a oportunidade de explanar algumas coisas que já estão sendo feitas no sentido e porque esta é uma idéia interessante. Uma delas é que o cenário [ainda] não é dominado por big players. Bem, talvez este artigo do MacManus aponte para algum lugar. Estaria o google prestes a entrar neste cenário?

tive o prazer de assistir durante a graduação uma palestra do pessoal do google brasil. O ponto de destaque da palestra é que google trabalha com todos os níveis de serviço necessários a manter as coisas de pé. Isto quer dizer que a empresa tem seus próprios drivers, s.o.(s) , etc. Algumas pessoas noticiam que este s.o. do google poderia vir à tona "killando" tudo pela frente. O que não é bem assim. Primeiro que o mesmo é adaptado para os problemas que envolvem o tratamento de informação e os poderosos algoritmos de google. Realidade bem diferente do pc da minha casa por exemplo, que só precisa se preocupar com as dezenas de tentativas de invasão que o firewall resolve numa boa. Nesta aspecto o artigo citado anteriormente é conservador, citando três opções para google [um tanto quanto restritivo].

a idéia de gooOS não é nova, criando há algum tempo expectativa das pessoas que usam a rede. Mais gente está pensando nisto também. A Lazlo Systems, que recentemente recebeu um investimento de 8 milhões de dólares, está se movendo. Li recentemente algo muito parecido com a utópica aplicação da RASEC WebApps. Leiam algo sobre Parakey. Esperem alguns screenshots fake do gooOS para a proximidade do último release do Vista. E o melhor... pensem em o que vocês programariam se de fato a net fosse uma grande plataforma. Ela vai ser.

3 comments:

bRuN0 said...

leia isto aqui também:
http://www.techcrunch.com/2006/11/27/eyeos-open-source-webos-for-the-masses/

Anonymous said...

Veja este outro link: http://desktoptwo.com

Abraços, André.
http://imera.com.br/andre.do

Anonymous said...

Estou escrevendo sobre o post de WEBOS que encontrei no seu blog, gostaria de apresentar um projeto similar de WEBOS em desenvolvimento com tecnologia 100% nacional. Feito por mim.

Diferentemente dos estrangeiros, eu não conto com uma equipe e nem de investimento de terceiros, tendo que realizar o desenvolvimento de um website de grande porte sozinho nas horas vagas e arcando todos os custos do projeto.

Por isso venho pedir a colaboração de blogueiros para ajudar a divulgar esse projeto único no Brasil.

Por favor, acesse meu website e confira como está o desenvolvimento do projeto.

No menu CODEORAMA > SALA DE IMPRENSA você encontrará releases mais elaborados a respeito do projeto.

Desde já agradeço sua atenção. A divulgação em seu blog é de grande valor para o projeto. Obrigado.

att. Paulo Gomes
Criativo + Desenvolvedor